Educadores

Divulgação e Notícias

04/04/2014

Colégio de Londrina ganha prêmio sobre igualdade

Assessoria de Comunicação/Seed

O Colégio Estadual Maria José Balzanelo Aguilera, em Londrina, foi um dos 10 ganhadores do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero. O colégio competiu com outras 59 iniciativas inscritas em todo o país, e foi selecionado para receber o prêmio de R$ 10 mil, que deve ser investido em ações de promoção da igualdade de gênero.

O projeto ganhador se intitula “Gênero, diversidade sexual e relações etnicorraciais: a demarcação dos lugares e a produção das diferenças”, e segundo a sua coordenadora, a professora de Sociologia Joana D’Arc Moreira Nolli, é, principalmente, uma formação para educadores. “O objetivo é evitar que educadores reproduzam o senso comum, o discurso machista na sala de aula e nos trabalhos realizados com os alunos”, conta.

Através de oficinas e palestras, os professores e funcionários do colégio têm contato com temas como redução da desigualdade, e o respeito à diversidade. Isso inclui tanto a questão étnico-racial quanto a diferença entre sexo e gênero. “Sexo é uma questão biológica, enquanto o gênero é uma construção social. Abordamos inclusive o contexto histórico deste tema, como discursos preconceituosos foram construídos ao longo da história”, afirma Joana D’arc.

O projeto começou em 2013 e continua este ano. Sua influência pode ser sentida em várias atividades da escola, e o tema inclusive foi utilizado na Semana Cultural, e em uma exposição de trabalhos de alunos sobre as culturas árabe e japonesa. “Notamos uma mudança no comportamento dos alunos. Acredito que esse projeto teve um impacto positivo na vida deles”, diz a professora.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação e a ONU Mulheres. A cerimônia de entrega dos valores será realizada no final de maio, em Brasília.

DIVERSIDADE – A Secretaria da Educação do Paraná trabalha a Diversidade em toda a rede estadual de ensino. Além da presença de equipes multidisciplinares nas escolas, que desenvolvem o tema em atividades pedagógicas, o Departamento da Diversidade atua na defesa e promoção dos direitos humanos dos povos indígenas, ilhéus e ribeirinhos, trabalhadores rurais e sem terra, pequenos agricultores, cipozeiros, faxinalenses, pescadores, acampados e assentados; quilombolas e população negra, mulheres e homens (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e heterossexuais).
Esta notícia foi publicada em 04/04/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.