Educadores

Divulgação e Notícias

22/04/2014

Jogos Escolares do Paraná 2014

Assessoria de Comunicação/SEED

Começa na próxima sexta-feira (25) a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná 2014. Espalhado em 14 cidades, a competição deve reunir aproximadamente 20 mil atletas nas disputas do atletismo, basquete, handebol, futsal, tênis de mesa e voleibol.

Os Jogos Escolares do Paraná recebeu o título de maior competição escolar da América Latina, e entre os Estados brasileiros o Paraná é o que mais investe neste tipo de competição. O evento é realizado em uma parceria das Secretarias da Educação e do Esporte e Turismo do Paraná e conta com a colaboração dos núcleos regionais de educação e dos escritórios regionais do esporte, além é claro, dos municípios que sediam os jogos.

COMO TUDO FUNCIONA - Existem duas faixas etárias que dividem os alunos, a primeira chamada categoria B, envolve alunos de 12 a 14 anos; a segunda, categoria A, de 15 a 17 anos. Ainda existe paralelamente as modalidades adaptadas, para alunos com necessidades especiais.

O início de toda competição é a detecção dos potenciais atletas dentre os alunos dos estabelecimentos de ensino.Cada professor de educação física prepara equipes ou atletas para determinada modalidade e se inscreve nas fases municipais. Essa fase é organizada pelo município e não conta com participação do Estado. Dentre as escolas inscritas, a melhor vai representar o município na fase seguinte.

A fase regional é a segunda etapa da competição. O Estado do Paraná é dividido em 32 núcleos regionais de educação, e cada núcleo com seus municípios organiza uma competição. Nesta fase as grandes rivalidades regionais entre equipes e municípios proporcionam confrontos emocionantes. Os campeões de cada modalidade passam para uma terceira fase, a macrorregional.

Na macro, o Estado do Paraná é dividido em oito, e cada sede organiza uma competição com os campeões de quatro núcleos regionais e mais o município sede. Ou seja, nesta fase, ainda são 40 equipes disputando vagas na próxima fase. Nesta fase acontece a primeira seleção do xadrez e vôlei de praia. Os dois melhores em cada naipe, categoria e modalidade garantem vaga na fase final.

O sonho de cada atleta é poder participar de uma fase final dos Jogos Escolares do Paraná, defender seu colégio, sua cidade, sua equipe. A fase final está dividida em duas datas, uma que vai congregar alunos da categoria B (12 a 14 anos) acontecerá entre os dias 20 e 28 de junho em Cianorte. Já a categoria A acontece de 25 de julho a 02 de agosto, com sede ainda a ser definida. Os campeões de cada uma das modalidades coletivas e os melhores das categorias individuais representam o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro com 26 Estados e o Distrito Federal, na categoria B acontece em Londrina, na faixa de 15 a 17 anos em João Pessoa (PB).

CRESCIMENTO CONSTANTE - Os Jogos Escolares do Paraná alcançaram nos últimos anos um estágio de produtividade jamais alcançado. Se a competição já serviu de modelo de organização para outros Estado e até para o Comitê Olímpico Brasileiro, os resultados do Paraná em competições escolares nacionais sempre ficava aquém dos investimentos. Porém, nos últimos três anos o Paraná passou de quinta maior força esportiva para a segunda colocação em número de medalhas nas Olimpíadas Escolares e posteriormente Jogos Escolares da Juventude.

Segundo o secretário do esporte e turismo do Paraná, Diego Gurgacz, os jogos escolares é a competição mais importante do contexto esportivo: "Sem os jogos escolares não teríamos atletas para disputar os jogos da juventude ou jogos abertos. Nos jogos escolares é que se formam os novos atletas, é a industria de talentos, é a primeira oportunidade do aluno mostrar seu potencial enquanto atleta. Nos jogos escolares é que surge o sonho de virar ídolo, onde o esporte é feito com dedicação, as vezes sem todas as condições necessárias, mas a vontade supera os obstáculos."

De acordo com a coordenadora dos JEPs na Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Márcia Tomadon, a evolução técnica foi notadamente crescendo com a implantação do TOP 2016: "Desde que o Estado implantou a bolsa atleta pelo Talento Olímpico do Paraná, os resultados paranaenses na competição nacional só vem crescendo ano a ano. É um incentivo de 150 reais que faz a diferença pra quem sonha competir em alto nível um dia."

FRUTO DE BOAS PARCERIAS - Os Jogos Escolares do Paraná só acontecem pela sintonia de duas Secretarias de Estado. O investimento é da Secretaria da Educação, mas toda organização é por conta da Secretaria do Esporte e do Turismo. Na linha de frente estão os núcleos regionais de educação (NRE) e seus chefes e coordenadores de educação física, responsáveis por organizar as competições regionais, macrorregionais e dar suporte nas fases finais. Os chefes dos escritórios regionais do esporte também colaboram com a organização esportiva e a administração de pessoal.

Peça fundamental e imprescindível é a participação das prefeituras no contexto de investimento em transporte dos seus atletas até as cidades sedes. Ainda nesta grande parceria está o envolvimento dos secretários municipais e prefeitos para o sediamento de 42 fases em menos de cinco meses.

O desenvolvimento dos jogos também contam com a parceria das federações e entidades de administração esportiva no Estado do Paraná. Cedendo equipamentos em modalidades específicas e toda a arbitragem de todas as modalidades disputadas nos Jogos Escolares do Paraná.

PREPARATIVOS FINAIS - Na última terça-feira (15.04) foram realizados os congressos técnicos nas 14 regionais desta primeira data reservada para as fases regionais. Este é o primeiro procedimento administrativo que define a quantidade de participantes, os locais de competição, a quantidade de arbitragem necessária para o desenvolvimento das modalidades, a definição dos refeitórios, dos alojamentos e toda logística organizada pelos municípios sedes.

Dia 25 acontecem as cerimônias de abertura em Faxinal, Colombo, São José dos Pinhais, Assis Chateaubriand, São Jorge do Oeste, Candói, Ibaiti, Quedas do Iguaçu, Paranacity, Clevelândia, Santa Maria do Oeste, Ivaí, Reserva e Bituruna
Esta notícia foi publicada em 22/04/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.