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24/07/2014

Professores iniciam discussões sobre o Pacto pelo Ensino Médio

Assessoria de Comunicação/SEED

Mais de 22 mil professores do ensino médio da rede estadual de educação começaram nesta semana os estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A formação está sendo realizada na própria escola onde o professor atua. São cerca de 1.400 grupos de estudo em todo o Paraná destinados ao aprofundamento e atualização de conceitos fundamentais que norteiam a educação no ensino médio.

Ao longo do curso, serão tratados temas que dizem respeito ao dia a dia dos professores e alunos, com a finalidade de se obter uma nova forma de olhar o ensino médio, bem como discutir diferentes formas de organização curricular para essa etapa de ensino.

Os encontros, que vão até maio de 2015, acontecem sempre aos sábados, mas as atividades também são desenvolvidas via WEB, no Grupo de Estudos em Rede (GER). A carga horária total será de 200 horas divididas em duas etapas de 100 horas em cada semestre, sendo metade destinada aos encontros coletivos presenciais e a outra metade para os estudos individuais.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um compromisso firmado entre Ministério da Educação, as Secretarias Estaduais de Educação e Universidades para formação continuada dos professores e pedagogos que trabalham com ensino médio público, nas escolas rurais e urbanas.

Diferente do restante do país, o Paraná incluiu no Pacto a participação das sete universidades estaduais além das duas universidades federais. “A participação das universidades estaduais como formadoras garante mais abrangência às várias regiões do estado e valoriza a produção científica local, além de estender a formação das instituições de ensino superior aos Orientadores de Estudo, o que não era previsto na proposta inicial do Pacto”, afirma a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Marly Albiazzetti Figueiredo.
Esta notícia foi publicada em 23/07/14 no site www.educacao.pr.gov.br . Todas as informações são de responsabilidade do autor.
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