Educadores

Divulgação e Notícias

22/10/2014

Secretaria participa de evento do Pacto do Ensino Médio

Assessoria de Comunicação/SEED

Representantes da Secretaria de Estado da Educação participaram do 2º Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que foi encerrado nessa terça-feira (21), em Curitiba. Promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ministério da Educação (MEC), o evento debate ações para melhorias na implantação do programa em todo o Brasil.

O seminário busca avaliar e oferecer encaminhamentos na formação dos cerca de 340 mil professores que atuam no ensino médio no País e que participam dos cursos do pacto. O Brasil tem cerca de 420 mil professores nessa modalidade de ensino. “Além de avaliar o que foi feita na primeira etapa do pacto, o evento planeja a segunda etapa de formação já com aquilo que será feito, tendo em vista dar continuidade à formação”, comentou coordenadora do evento, Mônica Ribeiro da Silva, professora da UFPR.

Mônica ainda explicou que os cursos do pacto acontecem nas próprias escolas e a ideia e fazer com quem os professore participantes conheçam mais os alunos do ensino médio, tenham diálogo e possam qualificar a escola em que atuam. “A intenção é repense a estrutura do nosso ensino médio, dar um sentido para o ensino médio, para que essa juventude tenha uma formação humana integral”, completou.

O seminário reúne cerca de 200 participantes das secretarias de educação de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de representantes das 52 instituições de ensino superior que também integram o programa. “É um momento de socialização das experiências de todos os estados, sobre os avanços dentro da formação, as dificuldades e as expectativas da próxima etapa”, destacou a coordenadora do ensino médio da Secretaria de estado da Educação do Paraná, Marly Albiazzetti.

As discussões do seminário serão repassadas aos formadores regionais que, por sua vez, conversarão com os orientadores de estudo que coordenarão os debates com os professores e pedagogos inscritos no Pacto em cada Estado. Os encontros para estudos coletivos ocorrem nas escolas que se inscreveram no pacto.

No Paraná, o pacto tem a parceria do MEC com a Secretaria da Educação, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, UFPR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Diferentemente do que ocorre em outros Estados, também participam sete universidades estaduais dos trabalhos da proposta.

A segunda etapa no Estado inicia em fevereiro de 2015 e se encerra ainda no primeiro semestre. São 1,4 mil orientadores de estudo, cerca de 22 mil professores e pedagogos inscritos em 1.403 escolas que ofertam a modalidade do ensino médio e que se cadastraram no pacto nacional.

O pacto nacional faz parte do Plano Nacional de Educação 2011/2021 e tem como ação prioritária a formação continuada de professores que atuam no ensino médio. Também serão feitas ações nas para ampliação de vagas, construção de escolas, novos equipamentos, material didático e propostas pedagogias para garantir o acesso, a permanência e um ensino de qualidade aos jovens dessa modalidade de ensino.

Esta notícia foi publicada em 21/10/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.