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21/11/2014

Escola recebe Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Assessoria de Comunicação/SEED

Desafios para Jovens do Século XXI. Este é o nome do projeto desenvolvido na Escola Estadual de Moreira Sales, no município de Moreira Sales, que garantiu à instituição o terceiro lugar na categoria Escolas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal deste ano. O resultado foi divulgado nessa terça-feira (18), em Brasília, e a escola recebeu 5 mil reais para investir na formação dos alunos, troféus e certificação.

O projeto de educação fiscal atinge aproximadamente 700 alunos e é desenvolvido desde 2011pela professora Cleusa Bertti de Azevedo Nunes e pela agente educacional Alessandra de Moura Vieira. A iniciativa foi resultado do curso de Disseminadores de Educação Fiscal do qual participaram.

Para Nelson José da Silva, técnico-pedagógico no Núcleo Regional de Educação de Goioerê e professor-tutor do curso, a premiação representa a importância da capacitação dos profissionais da educação, que resulta em projetos de excelência. “O professor tem grande influência sobre os estudantes. Além de ensinar o conteúdo, é dever ensinar ética e participação cidadã para formar um aluno mais crítico”.

O projeto desenvolvido com os alunos gerou material que foi distribuído em 30 escolas da região e atualmente conta com diversas atividades, entre elas palestras, seminários, visitas a órgãos públicos e a comércios, entrevistas, teatros, paródias, vídeos e filmes. Para Cleuza, esse é um trabalho indispensável no currículo escolar. “Temos de formar o cidadão de modo integral. Daí a necessidade de o aluno entender como funciona os poderes públicos municipal, estadual e federal e conhecer a mecânica de arrecadação e investimentos”.

“A reflexão sobre as práticas sociais vigentes e o fortalecimento da educação como mecanismo de transformação social é condição primeira para a formação do aluno. Todos nós devemos fazer o controle dos gastos públicos”, apontou Alessandra.

A agente comentou ainda que o aluno tem de compreender o papel do administrador público e que o projeto serviu para desmistificar a visão que muitos tinham da gestão estatal. “A educação não pode se prender ao currículo e ficar restrita aos muros da escola. Os estudantes devem entender o que é ser cidadão”.

Essa é a segunda vez consecutiva que uma escola do Paraná ganha o prêmio. Ano passado, o Colégio Estadual Nestor Victor, do município de Pérola, ficou em primeiro lugar na categoria Escola, com o projeto “Disseminadores da Educação Fiscal”. O trabalho, realizado durante as aulas de Arte com alunos do ensino médio, também foi resultante do curso de educação fiscal. O objetivo foi discutir problemas de arte e cultura na comunidade, buscando soluções no espaço escolar e na administração pública, com temas sobre educação fiscal e cidadania.

Segundo a professora que desenvolveu o projeto na escola, Deolinda Cornicelli Buosi, os alunos puderam entender o que é o imposto e conscientizar a comunidade local sobre a importância da fiscalização para o desenvolvimento do município e do Estado. “É necessário buscar informações que possam subsidiar a construção do futuro com maior autonomia e liberdade democrática”, comentou Deolinda.

Lorena Laskoski, coordenadora do curso de educação fiscal no Paraná, apontou o destaque que os projetos vêm tendo no Prêmio como resultado de o curso, diferente de alguns estados, ser mediado por professores da rede estadual. “Isso é muito importante, pois eles conseguem trabalhar de acordo com a realidade escolar”, explicou.

O concurso é promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e objetiva reconhecer os melhores projetos de educação fiscal que trabalham a importância social do tributo e das receitas públicas, assim como a qualidade do gasto público no país.

Disseminadores de Educação Fiscal - O curso já qualificou mais de 18 mil profissionais da educação no Paraná. Com a inclusão da Educação Fiscal no Programa Mais Educação, a prioridade das vagas é para quem atua em escolas que ofertam o referido Programa e para as escolas atendidas pelo Plano de Ações Descentralizadas. O curso é promovido pela Escola Superior de Administração Fazendária em parceria com a Secretaria de Educação.

FINALISTA - O projeto desenvolvido no Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, também foi destaque no concurso. O trabalho foi certificado entre os quatro melhores do Brasil na categoria Instituições.

Para os professores Elival do Couto Souza e Lúcio Sérgio Ferracin, coordenadores do Centro, a iniciativa favorece o exercício da cidadania. “Os alunos precisam entender a importância da arrecadação de impostos para o desenvolvimento do município e saber como o dinheiro arrecadado é aplicado”, comentou Lúcio.

O projeto é desenvolvido há dois anos com os alunos, que aprendem educação fiscal de forma lúdica. A Vila conta com uma cidade-mirim com toda estrutura de uma cidade de verdade, além de dinheiro e cartão de crédito próprio. São bancos, lojas, farmácias e mercados onde os estudantes podem praticar o que aprendem na teoria.

O Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania atende 14 instituições de ensino de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Colombo e São José dos Pinhais. A educação permanente é trabalhada por meio de atividades de complementação curricular voltadas para educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania e geração de rendas, de acordo com a faixa etária. As ações desenvolvidas na Vila da Cidadania fazem parte do Programa Superação, da Secretaria de Estado da Educação, e os alunos contam com transporte e alimentação.

Os projetos vencedores podem ser visualizados na página do concurso: www.premioeducacaofiscal.com.br
Esta notícia foi publicada em 20/11/14 no site www.educacao.pr.gov.b. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
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