Trabalhar a Educação Ambiental no Território da Bacia Hidrográfica
Buscando impulsionar a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental, Lei nº 17505/2013, a Superintendência de Educação (Sued), por meio dos Departamentos de Educação Básica e de Gestão Educacional, bem como a Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude), estão desenvolvendo o Projeto Educação Ambiental em Ação na Educação Básica, o qual está integrado ao Programa META (Minha Escola Tem Ação). Dentre as ações deste projeto destacamos:
- Realização de Escolas Interativas relacionadas ao Ano Internacional do Solo e a temática Resíduos Sólidos, as quais serão realizadas no decorrer do ano letivo de 2015, buscando envolver todos os profissionais da educação do Paraná na Política Estadual de Educação Ambiental.
A palestra de hoje tem como tema Trabalhar a Educação Ambiental no Território da Bacia Hidrográfica.Serão apresentadas informações em relação a legislação que regulamenta a Educação Ambiental, bem como sua organização curricular na Educação Básica, além de apresentar conceitos e explicações sobre Bacia Hidrográfica.
Para compor a mesa de abertura do evento temos a honra de contar com a presença de: Ana Seres Trento Comim, Secretária de Estado da Educação do Paraná; Cleto de Assis, representante do Conselho Estadual de Educação; Tânia Mara Domingues, representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Vanderleia Aparecida Coelho, representante do Ministério Público de Proteção ao Meio Ambiente.
Ressaltamos, ainda, as seguintes presenças: Fabiana Cristina Campos, Superintendente da Educação do Paraná; Chefes de departamentos.
Palestrantes: Eliane do Rocio Vieira e Rosilaine Durigan Mortella
Data da realização: 03/08/2015
Local de transmissão: Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Produção: Coordenação de Educação a Distância e Web
Idioma: Português
Palavras-chave: Ensino Médio. Meio Ambiente. Organização curricular.
Duração: 1h07m39s
Departamento/Coordenação Responsável: DGE/CAGE - Coordenação de Apoio à Gestão Escola
Fonte: Dia a Dia Educação
* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.
- 3085
- 261
Mais Informações
Palestrantes:- Eliane do Rocio Vieira - Bióloga; especialista em Limnologia; mestre em Ciências (área de concentração: Botânica); professora da rede estadual de ensino há 30 anos na área de Ciências; professora PDE- turma 2007. Desde 2013 desenvolve a função de técnica pedagógica de Educação Ambiental, no Departamento de Educação Básica.
- Rosilaine Durigan Mortella - Bióloga; especialização em Planejamento e Gestão Ambiental; professora da rede estadual de ensino desde 1996, na área de Ciências e Biologia. Desde 2015 atua no Departamento de Educação Básica como técnica pedagógica de Educação Ambiental.
-
Educação Ambiental - Histórico das Questões Ambientais: Sensibilização
Esta Escola Interativa tem como objetivo falar sobre o histórico das questões ambientais e buscar a sensibilização para o tema.
Palestrante: Paulo Roberto Castella, Engenheiro Agrônomo e especialista em Gestão socioambiental Portuária. Membro da equipe de Educação Ambiental e Jardins Botânico da SEMA. Funcionário do Sistema de meio ambiente desde 1983, Coordenadoria de Educação Ambiental e... -
Educação Ambiental - Resíduos Sólidos: Definição e Tipos
Esta Escola Interativa tem como objetivo definir o que são resíduos sólidos e quais os tipos de resíduos produzidos.
Palestrante: Vinicio Costa Bruni
Data da realização: 25/08/2015
Local de transmissão: Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Seed
Produção:... -
Educação Ambiental - Resíduos Sólidos: Segregação, Armazenamento e Cuidados
Serão abordados os temas sobre a separação, o armazenamento do lixo, os cuidados que se deve ter ao manuseá-los e a importância do Agente 1 em todo o processo.
Palestrantes: Manuela Santos Barbosa e Vincio Costa Bruni
Data da realização: 26/08/2015
Local de transmissão: Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da -
Educação Ambiental - Apresentação do Novo Código Florestal e o CAR
Para a expansão das relações comerciais do setor primário, é necessário demonstrar que a produção é efetuada com o cumprimento efetivo da Norma Ambiental. Atrelado a isso, os eventos climáticos forçam o país a assumir e cumprir os acordos de preservação ambiental.
Para atingir essas metas, foi preciso criar uma condição para que as propriedades rurais se adequassem...