Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

3º ano do Ensino Médio

III. Funções

Descritor 28 - Associar o gráfico de uma função exponencial a sua
representação algébrica ou vice-versa.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M120430E4) 0 gráfico que melhor representa a função f de x igaul a um sobre dois ao quadrado, definida de IR em IR* é

0 gráfico que melhor representa o faturamento dessa empresa no período referido é

A)

B)

C)

D)

E)

Resposta





GABARITO - B

A habilidade avaliada neste item é a de estabelecer relação entre a representação algébrica e a representação gráfica de uma função exponencial. Como uma possível solução, pode-se aplicar o conceito de função exponencial. Assim obtém-se a lei de formação desta função.

Os alunos que acertaram a questão (35%) assinalaram a alternativa B. Pois, provavelmente já reconhecem o conceito de função exponencial.

Os alunos que escolheram a alternativa A (8,7%) provavelmente não consideraram que a representação gráfica desta alternativa refere-se a uma função exponencial crescente.

Os alunos que escolheram a alternativa C (9,1%) e D (17,3%) provavelmente ainda não reconhecem o conceito de função exponencial, que deve ser representada apenas no primeiro e segundo quadrantes.

A alternativa E foi escolhida por (29,5%) dos estudantes. Eles consideraram como solução uma função logarítmica, pois ainda não reconhecem o conceito de função exponencial.