(M120422E4) Considere a função afim f(x) = 3x + 4, cujo conjunto domínio corresponde aos elementos da sequência (5, 10, 15, 20...). As imagens da função f formam uma progressão aritmética.
Os 4 primeiros termos dessa progressão são
A habilidade avaliada neste item é a de reconhecer a progressão aritmética como uma função do 1º grau definida no conjunto dos números inteiros positivos. Como uma possível solução pode-se encontrar a imagem da função a partir dos elementos do domínio descritos no enunciado do problema.
A alternativa A foi escolhida por (35,4%) dos estudantes. Eles consideraram como solução os elementos da sequência contidos no enunciado.
A alternativa B foi escolhida por (15,4%) dos estudantes. Eles consideraram como solução o resultado de uma sequência de razão 3, iniciando-se pela adição dos coeficientes angular e linear contidos na função do 1º grau.
A alternativa C foi escolhida por (20%) dos estudantes. Eles consideraram como solução uma sequência obtida a partir dos elementos do conjunto domínio descritos no enunciado do problema, contudo esqueceram-se de realizar a adição com o coeficiente linear.
A alternativa D, a correta, foi escolhida por (21,2%) dos estudantes. Eles souberam interpretar corretamente o conceito de progressão aritmética e relacionaram corretamente a função do 1º grau com o conjunto domínio descrito no enunciado do problema.
A alternativa E foi escolhida por (7,5%) dos estudantes. Eles consideraram como solução uma sequência obtida a partir do primeiro elemento do conjunto domínio, contudo apropriaram-se deste elemento como razão da progressão aritmética.
© Secretaria da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel
80240-900 - Curitiba - PR
41 3340-1500 - Localização
Superintendência de Desenvolvimento Educacional
Rua dos Funcionários, 1323 - Cabral
80035-050 - Curitiba - PR
41 3250-8100 - Localização
Diretoria de Tecnologia Educacional
Rua Salvador de Ferrante, 1651 - Carmo
81670-390 - Curitiba - PR
41 3377-2226 - Localização