(M120422E4) Observe o gráfico abaixo.
Que função esse gráfico representa?
A habilidade avaliada neste item é a de estabelecer relação entre a representação algébrica e a representação gráfica de uma função logarítmica. Como uma possível solução, pode-se aplicar o conceito de função logarítmica. Assim obtém-se a lei de formação desta função.
Os alunos que acertaram a questão (24,8%) assinalaram a alternativa A . Pois, provavelmente já reconhecem o conceito de função logarítmica.
Os alunos que escolheram a alternativa B (26,5%) consideraram apenas os dados referentes ao eixo das ordenadas contido no quarto quadrante para relacionar a representação gráfica com a representação algébrica da função.
Os alunos que escolheram a alternativa C (15,9%) provavelmente consideraram o conceito de função exponencial, pois ainda não reconhecem o conceito de função logarítmica.
Os alunos que escolheram a alternativa D (16,7%) provavelmente consideraram o conceito de função exponencial, pois ainda não reconhecem o conceito de função logarítmica, além disso, consideraram apenas os dados referentes ao eixo das ordenadas contido no quarto quadrante para relacionar a representação gráfica com a representação algébrica da função.
A alternativa E foi escolhida por (15,7%) dos estudantes. Eles consideraram como solução uma função linear, pois ainda não reconhecem o conceito de função logarítmica.
© Secretaria da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel
80240-900 - Curitiba - PR
41 3340-1500 - Localização
Superintendência de Desenvolvimento Educacional
Rua dos Funcionários, 1323 - Cabral
80035-050 - Curitiba - PR
41 3250-8100 - Localização
Diretoria de Tecnologia Educacional
Rua Salvador de Ferrante, 1651 - Carmo
81670-390 - Curitiba - PR
41 3377-2226 - Localização