Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

3º ano do Ensino Médio

III. Funções

Descritor 34 - Associar o gráfico de uma função modular a sua representação
algébrica ou vice-versa.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M120427E4) Observe abaixo o gráfico de uma função f: IR → IR.

Representação algébrica dessa função é

  • f(x) = -2x

  • f(x) = 2x

  • f(x) = lxl

  • f(x) = l2xl

  • f(x) = x²
Resposta





GABARITO - D

A habilidade avaliada neste item é a de estabelecer relação entre a representação algébrica e a representação gráfica de uma função modular. Como uma possível solução, pode-se aplicar o conceito de função modular. Assim obtém-se a lei de formação desta função.

Os alunos que acertaram a questão (23,2%) assinalaram a alternativa D. Para isso, seria preciso reconhecer o conceito de função modular.

Os alunos que escolheram a alternativa A (16,6%) consideraram apenas os dados contidos no segundo quadrante para relacionar a representação gráfica com a representação algébrica da função.

Os alunos que escolheram a alternativa B (30%) consideraram apenas os dados contidos no primeiro quadrante para relacionar a representação gráfica com a representação algébrica da função.

Os alunos que assinalaram a alternativa C (14,2%) provavelmente foram atraídos pela simbologia do módulo, desconsiderando a multiplicação por 2, existente na função.

A alternativa E foi escolhida por (15,6%) dos estudantes. Eles consideraram como solução uma função exponencial, provavelmente atraídos pela equivalência nos resultados do conjunto imagem presentes nestas funções.