(M120131C2) A figura abaixo mostra o segmento PQ desenhado no plano cartesiano.
Qual é a medida desse segmento PQ?
O item avalia a habilidade de resolver um problema envolvendo a distância entre dois pontos representados por suas coordenadas cartesianas. Os pontos situam-se nos quadrantes ímpares, e o item foi considerado muito difícil pelos alunos que realizaram o teste.
Somente (7,9%) dos alunos acertaram o item, assinalando a alternativa E. Os alunos poderiam mobilizar a fórmula da distância entre dois pontos ou, então, representar os dois pontos no plano cartesiano e utilizar o teorema de Pitágoras, encontrando a raiz quadrada de trinta e quatro como resposta.
Os alunos que escolheram a alternativa A (15,1%) não conseguiram dar sentido para a situação, repetindo um dos pontos representados como resposta (3).
Já os alunos que assinalaram as alternativas B e C conseguiram identificar o triângulo retângulo no sistema cartesiano, mas adotaram como resposta o valor de um dos catetos. Os que marcaram a alternativa B (22%) escolheram o cateto menor, enquanto os que marcaram a alternativa C (42,6%) escolheram o cateto maior.
Os alunos que assinalaram a alternativa D (12,2%) reconheceram o triângulo retângulo formado, mas extraíram a raiz da soma dos dois catetos do triângulo retângulo.
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