(M120123A9) A equação da reta que passa pelos pontos (2, 3) e (- 1, -6) é
O item avalia a habilidade de reconhecer a equação de uma reta a partir de dois de seus pontos, em contexto matemático. O item foi considerado difícil pelos alunos que realizaram o teste.
Somente (20,2%) dos alunos acertou o item, assinalando a alternativa D. Para isso, eles provavelmente substituíram as coordenadas dos dois pontos pelos valores de x e de y na forma geral da equação de uma reta (y = ax + b), para, em seguida, resolver o sistema obtido e determinar os valores de “a” e “b”.
Os alunos que escolheram a alternativa A (15,5%) demonstraram não ter atribuído sentido à situação, escolhendo de forma aleatória os elementos do segundo par ordenado, para, a partir daí, montar uma equação.
Já aqueles que adotaram a alternativa B como resposta (19,4%), podem ter encontrado o valor absoluto do coeficiente linear (3), mas associam a unidade ao coeficiente angular.
Um grande número de alunos (34,1%) assinalou a alternativa C. Esses alunos demonstraram não compreender a relação entre a equação de uma reta e os valores de seus coeficientes, escolhendo os dois elementos do primeiro par ordenado como, respectivamente, coeficiente angular (2) e coeficiente linear (3).
O mesmo parece ter acontecido com os alunos que escolheram a alternativa E como resposta (10,3%), mas, aqui, eles buscaram realizar uma operação (adição) com os valores das coordenadas dos pares apresentados, para montar a equação.
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