Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

I. Números e álgebra

Descritor 07 - Reconhecer/Identificar diferentes representações de um número racional.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M090058B1) Carlinhos coloriu 65% de uma figura.

A parte colorida por Carlinhos na forma decimal é

  • 65
  • 6,5
  • 0,65
  • 0,065
Resposta





GABARITO - C

A habilidade avaliada neste item é a de identificar a forma decimal de um número racional, sendo dada sua forma percentual. O número racional cuja forma percentual é 65% se escreve, na forma fracionária, como sessenta e cinco sobre cem;portanto, sua forma decimal é 0,65.

A alternativa A foi escolhida por 27,8% dos estudantes. Esses estudantes consideraram que para passar da forma percentual para a forma decimal tudo que se tem de fazer é retirar o símbolo de porcentagem.

A alternativa B foi a mais procurada, sendo escolhida por 38,7% dos estudantes. Parece que eles consideraram que se um número está escrito em forma de porcentagem, passá-lo para a forma decimal significa dividi-lo por 10, dando assim como respostaárea do canteiro após a ampliação sobre área do canteiro original=6,5.

A alternativa C a correta, foi escolhida por 26,1% dos estudantes. Esses alunos compreendem o conceito de porcentagem, sabem que 65% significa “65 partes em 100”, ou seja, é igual ao número sessenta e cinco sobre cem=0,65.

A alternativa D foi escolhida por 6,8% dos estudantes, que dividiram por 1.000 ao invés de 100.

Provavelmente, uma parte dos estudantes que escolheram as alternativas B e D simplesmente errou ao fazer as contas, considerando que sessenta e cinco sobre cem era igual a 6,5 ou 0,065. Mas, parece que boa parte deles ainda não aprendeu a converter um número racional, de sua forma percentual para a forma decimal.