Para realizar uma avaliação, é necessário definir o conteúdo que se deseja avaliar. Em uma avaliação em larga escala, como o SAEP, essa definição é dada pela construção de uma MATRIZ DE REFERÊNCIA.
O que é?
A Matriz de Referência é um recorte do currículo escolar de uma dada disciplina, assim, ela apresenta somente os conhecimentos passíveis de serem medidos em uma avaliação de larga escala. Por isso, torna-se importante ressaltar que a Matriz de Referência não abarca todo o currículo e as expectativas de aprendizagem, nesse sentido, ela não deve ser confundida e nem utilizada como ferramenta para a definição do conteúdo a ser ensinado em sala de aula. Os conhecimentos selecionados para a composição dos testes são escolhidos por serem considerados essenciais para o período de escolaridade avaliado.
D02 - Reconhecer números reais representados em diferentes contextos.
D03 - Reconhecer a decomposição ou composição de números naturais
nas suas diversas ordens.
D06 - Resolver problemas com números reais envolvendo diferentes significados
das operações.
D07 - Reconhecer/Identificar diferentes representações de um número racional.
D08 - Relacionar potências e raizes quadradas ou cúbicas com padrões
numéricos ou geométricos.
D09 - Resolver problemas envolvendo equações do 1º ou do 2º grau.
D10 - Resolver problemas que envolvam variação proporcional, direta ou inversa,
entre grandezas.
D11 - Determinar a solução de um sistema de equações do 1° grau.
D13 - Identificar a representação algébrica que modela uma situação descrita em um texto.
D14 - Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau.
D51 - Resolver problemas que envolvam porcentagem.
D52 - Resolver problemas envolvendo juros compostos.
D15 - Resolver problemas utilizando relações entre diferentes unidades de medida.
D16 - Resolver problemas envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D17 - Resolver problemas envolvendo o cálculo de áreas de figuras planas.
D19 - Resolver problemas envolvendo medida da área total e/ou lateral de um sólido.
D20 - Resolver problemas envolvendo noção de volume.
D37 - Resolver problemas que envolvam a localização de pontos no plano cartesiano.
D38 - Identificar figuras bidimensionais por meio de suas propriedades e vice-versa.
D39 - Reconhecer a ampliação ou redução de figuras bidimensionais ou tridimensionais.
D40 - Reconhecer o círculo ou a circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D42 - Reconhecer polígonos semelhantes usando os critérios de semelhança.
D44 - Reconhecer figuras tridimensionais por meio de suas características.
D45 - Resolver problemas envolvendo o Teorema de Tales.
D47 - Resolver problemas utilizando as propriedades dos polígonos.
D53 - Identificar informações apresentadas em tabelas ou diferentes tipos de gráficos.
D56 - Resolver problemas envolvendo noções de análise combinatória.
D57 - Resolver problemas que envolvam noções de probabilidade.
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