Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

IV. Geometrias

Descritor 41 - Relacionar figuras tridimensionais à sua planificação ou vistas por meio de suas propriedades e vice-versa.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M090097C2) Observe abaixo uma representacao da caixa sem tampa que Márcia montou, em forma de paralelepípedo retângulo, para guardar suas bijuterias.


Qual foi o molde que Márcia usou para montar essa caixa?


A)

B)

C)

D)

Resposta





GABARITO - A

A habilidade avaliada neste item é a de identificar, entre quatro planificações formadas só por retângulos, aquela que corresponde a uma caixa retangular, sem tampa.

Deve-se tentar visualizar o que ocorre quando se tenta montar uma caixa a partir de cada planificação. Vê-se que é possível montar uma caixa a partir da planificação dada na alternativa A, mas o mesmo não ocorre com as planificações dadas nas alternativas B e C, apesar de todas elas serem formadas por 5 retângulos. A planificação dada na alternativa D é formada por 4 retângulos e não se pode montar uma caixa com ela. Assim, a planificação correspondente à caixa é a dada na alternativa A.

A alternativa A, a correta, foi a mais procurada, sendo escolhida por 58,7% dos estudantes que demonstram ter a habilidade avaliada pelo item.

A alternativa B foi escolhida por 11,4% dos estudantes e a C por 19% dos estudantes. Esses estudantes não perceberam que não é possível montar uma caixa com essas planificações.

A alternativa D foi escolhida por 10,7% dos estudantes. Eles não perceberam que uma planificação da caixa é formada por 5 retângulos, enquanto essa tem apenas 4 retângulos.

Parece que os estudantes que escolheram as alternativas B, C e D ainda não conseguem visualizar como deve ficar um sólido ou uma caixa montada a partir de uma planificação.