Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

V. Tratamento da Informação

Descritor 54 - Resolver problemas envolvendo interpretação de informações apresentadas em tabelas ou diferentes tipos de gráficos.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M090136C2) Observe abaixo a tabela de preços dos salgados da lanchonete onde Luiz lanchou com seus amigos. Eles consumiram 4 coxinhas, 3 pastéis, 2 risoles e 1 enroladinho.

Produto

Preço

Pastel

1 real

Coxinha

2 reais

Risole

2 reais

Enroladinho

3 reais

Quantas reais, no total, Luiz e seus amigos gastaram nessa lanchonete?

  • 16 reais.
  • 17 reais.
  • 18 reais.
  • 19 reais.
Resposta





GABARITO - C

A habilidade avaliada neste item é a de utilizar informações dadas em uma tabela para resolver um problema. O estudante deve fazer uma leitura atenta do texto, identificar os preços relativos a cada produto e reconhecer que o que se pede é a quantia total gasta no consumo desses produtos de acordo com as quantidades que foram consumidas. Assim, ele vai concluir que Luiz e seus amigos gastaram um total de 4 x 2,00 + 3 x 1,00 + 2 x 2,00 + 1 x 3,00 = 18,00 reais.

A alternativa A foi escolhida por 11,8% dos estudantes. Provavelmente eles consideraram uma coxinha ou um rissole a menos, dando como resposta R$ 16,00.

Já a escolha da alternativa B (9,7%) sugere que os estudantes podem ter trocado as quantidades de pastéis consumidos pela quantidade de coxinhas, obtendo como resposta 3 x 2,00 + 4 x 1,00 + 2 x 2,00 + 1 x 3,00 = 17,00 reais.

A alternativa C, que é a correta, foi a mais procurada, sendo escolhida por 70,1% dos estudantes, o que parece indicar que esses estudantes sabem extrair informações de uma tabela para resolver problemas como o proposto.

A alternativa D foi escolhida por 8% dos estudantes, que provavelmente trocaram o número de pastéis consumidos com o número de rissoles, dando como resposta 4 X 2,00 + 2 X 1,00 + 3 X 2,00 + 1 X 3,00 = 19,00 reais.

Os estudantes que escolheram as alternativas A, B e D parecem ainda não ter percebido que, para resolver problemas desse tipo, é necessário uma leitura atenta tanto do enunciado como da tabela, para entender o que está sendo pedido e fazer as operações necessárias para se chegar à solução.