Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Matemática - Paraná

9º ano do Ensino Fundamental

V. Tratamento da Informação

Descritor 56 - Resolver problemas envolvendo noções de análise combinatória.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

(M050429B1) Igor foi a uma lanchonete que tem 8 tipos diferentes de sucos que são servidos em copos de 3 tamanhos: grande, médio ou pequeno.

De quantas maneiras diferentes Igor pode pedir um suco nessa lanchonete combinando 1 tipo de suco com 1 tipo de copo?

  • 3
  • 8
  • 11
  • 24
Resposta





GABARITO - D

A habilidade avaliada neste item é a de resolver um problema usando o princípio multiplicativo. Como há 8 sabores distintos e os copos são de 3 tamanhos, o número de maneiras diferentes de Igor pedir um suco, considerando sabor e tamanho do copo, é dado pelo produto 8 x 3 = 24.

A alternativa A foi a mais procurada, sendo escolhida por 33,7% dos estudantes. Eles consideraram apenas os tamanhos dos copos.

Já a escolha da alternativa B foi escolhida por 21% dos estudantes. Eles consideraram apenas os diferentes sabores, sem levar em conta que eles podem ser servidos em copos grandes, médios ou pequenos.

A alternativa C foi escolhida por 22,6% dos estudantes. Esses estudantes somaram, ao invés de multiplicar, dando como resposta 8 + 3 = 11.

A alternativa D, que é a correta, foi escolhida por 20,5% dos estudantes. Esses estudantes perceberam que tinham apenas que multiplicar o número de sabores pelo número de tamanhos dos copos para se chegar à resposta.

Os estudantes que escolheram as alternativas A, B e C aparentemente ainda não estão habituados com o princípio multiplicativo. Isso é mais claro em relação aos que escolheram as alternativas A e B, que consideraram somente o sabor ou o tamanho, sem combiná-los.