(M090037E4) A sequência abaixo é formada por números que seguem um padrão de acordo com a sua posição n.
A habilidade avaliada neste item é a de relacionar potências e raízes quadradas ou cúbicas com padrões numéricos ou geométricos.
A alternativa A foi escolhida por 17% dos estudantes. Esses estudantes podem ter considerado o quadrado do número 1 (1²)e do números 64 (8²) e feito a relação correspondente, ignorando os números 8 e 27.
A alternativa B foi escolhida por 23,7% dos alunos. Esses estudantes sabem o conceito de raiz cúbica e conseguem relacionar a sequência dada com sua expressão algébrica.
A alternativa C foi assinalada por 42,9% dos estudantes. Esses estudantes não compreendem o conceito proposto na atividade que é a de relacionar a sequencia de números cúbicos com sua expressão algébrica. Ou consideraram que por ter na sequência quatro números, relacionaram com n⁴.
A alternativa D foi assinalada por 15,8% dos estudantes. Esses estudantes não compreendem o conceito proposto na atividade que é a de relacionar a sequencia de números cúbicos com sua expressão algébrica.
© Secretaria da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel
80240-900 - Curitiba - PR
41 3340-1500 - Localização
Superintendência de Desenvolvimento Educacional
Rua dos Funcionários, 1323 - Cabral
80035-050 - Curitiba - PR
41 3250-8100 - Localização
Diretoria de Tecnologia Educacional
Rua Salvador de Ferrante, 1651 - Carmo
81670-390 - Curitiba - PR
41 3377-2226 - Localização