Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

I. Procedimentos de Leitura

Descritor 04 - Identificar o tema de um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Uma breve história da estereospcopia

Camadas de história constroem o atual sucesso do 3D no cinema e seu ingresso nas salas de estar, com os aparelhos de televisão. Nossos bisavós, a partir de meados do século XIX e início do XX, já namoravam a tecnologia, hoje redescoberta. Em 1833, o inglês Charles Wheatstone construiu um aparelho de espelhos muito simples, mas engenhoso, por meio do qual se visualizavam desenhos tridimensionais "em relevo". Um olho mirava uma foto, o outro sua equivalente, sua quase gêmea, e no cérebro se dava a fusão mágica. Esse aparelho - o estereoscópio -, ainda hoje encontrado nas feiras de antiguidade, foi o precursor do 3D. Ao casar-se com a fotografia, invenção ainda na inância, detonou uma explosão de imagens tridimensionais, que se valiam da riqueza de detalhes que surgiam especularmente dos retratos de famílias e de paisagens. Essa combinação, a união de duas tecnologias ainda imberbes, fez expandir o consumo de imagens que pareciam brotar da superfície.

Veja, 15 dez. 2010. Fragmento. (P120739ES_SUP)

(P120739ES) O tema desse texto é

Resposta





GABARITO - C

Este item avalia a habilidade de identificar o tema de um texto, isso pressupõe a capacidade de articular as informações apresentadas e realizar uma síntese do assunto abordado. Nesse caso, foi utilizado um fragmento de reportagem, publicada em revista de circulação nacional.

Os alunos que optaram pelas alternativas A, B, D e E ainda não desenvolveram a habilidade avaliada.

A escolha da alternativa A sugere que os alunos consideraram a ideia de trajeto histórico e o último período do texto.

Os alunos que marcaram a alternativa B parecem ter realizado uma inferência a partir das informações relativas ao desenvolvimento do 3D, mas que não se constitui como o tema do texto.

Os alunos que tomaram a alternativa D parecem ter considerado as informações relativas à riqueza de detalhes proporcionada por esse recurso.

Já os alunos que assinalaram a alternativa E, possivelmente, se guiaram pelas informações iniciais “o atual sucesso do 3D”, desconsiderando o restante do texto.

Aqueles alunos que optaram pela alternativa C, o gabarito, conseguiram realizar as operações necessárias e chegar ao tema do texto. Esses alunos já desenvolveram a habilidade avaliada.