Camadas de história constroem o atual sucesso do 3D no cinema e seu ingresso nas salas de estar, com os aparelhos de televisão. Nossos bisavós, a partir de meados do século XIX e início do XX, já namoravam a tecnologia, hoje redescoberta. Em 1833, o inglês Charles Wheatstone construiu um aparelho de espelhos muito simples, mas engenhoso, por meio do qual se visualizavam desenhos tridimensionais "em relevo". Um olho mirava uma foto, o outro sua equivalente, sua quase gêmea, e no cérebro se dava a fusão mágica. Esse aparelho - o estereoscópio -, ainda hoje encontrado nas feiras de antiguidade, foi o precursor do 3D. Ao casar-se com a fotografia, invenção ainda na inância, detonou uma explosão de imagens tridimensionais, que se valiam da riqueza de detalhes que surgiam especularmente dos retratos de famílias e de paisagens. Essa combinação, a união de duas tecnologias ainda imberbes, fez expandir o consumo de imagens que pareciam brotar da superfície.
Veja, 15 dez. 2010. Fragmento. (P120739ES_SUP)
(P120739ES) O tema desse texto é
Este item avalia a habilidade de identificar o tema de um texto, isso pressupõe a capacidade de articular as informações apresentadas e realizar uma síntese do assunto abordado. Nesse caso, foi utilizado um fragmento de reportagem, publicada em revista de circulação nacional.
Os alunos que optaram pelas alternativas A, B, D e E ainda não desenvolveram a habilidade avaliada.
A escolha da alternativa A sugere que os alunos consideraram a ideia de trajeto histórico e o último período do texto.
Os alunos que marcaram a alternativa B parecem ter realizado uma inferência a partir das informações relativas ao desenvolvimento do 3D, mas que não se constitui como o tema do texto.
Os alunos que tomaram a alternativa D parecem ter considerado as informações relativas à riqueza de detalhes proporcionada por esse recurso.
Já os alunos que assinalaram a alternativa E, possivelmente, se guiaram pelas informações iniciais “o atual sucesso do 3D”, desconsiderando o restante do texto.
Aqueles alunos que optaram pela alternativa C, o gabarito, conseguiram realizar as operações necessárias e chegar ao tema do texto. Esses alunos já desenvolveram a habilidade avaliada.
© Secretaria da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel
80240-900 - Curitiba - PR
41 3340-1500 - Localização
Superintendência de Desenvolvimento Educacional
Rua dos Funcionários, 1323 - Cabral
80035-050 - Curitiba - PR
41 3250-8100 - Localização
Diretoria de Tecnologia Educacional
Rua Salvador de Ferrante, 1651 - Carmo
81670-390 - Curitiba - PR
41 3377-2226 - Localização