Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

Matriz de referência

Para realizar uma avaliação, é necessário definir o conteúdo que se deseja avaliar. Em uma avaliação em larga escala, como o SAEP, essa definição é dada pela construção de uma MATRIZ DE REFERÊNCIA.

O que é?

A Matriz de Referência é um recorte do currículo escolar de uma dada disciplina, assim, ela apresenta somente os conhecimentos passíveis de serem medidos em uma avaliação de larga escala. Por isso, torna-se importante ressaltar que a Matriz de Referência não abarca todo o currículo e as expectativas de aprendizagem, nesse sentido, ela não deve ser confundida e nem utilizada como ferramenta para a definição do conteúdo a ser ensinado em sala de aula. Os conhecimentos selecionados para a composição dos testes são escolhidos por serem considerados essenciais para o período de escolaridade avaliado.

I. Procedimentos de Leitura

D01 - Localizar informações explícitas em um texto.

D02 - Realizar inferência do sentido de uma palavra ou de uma expressão em um texto.

D03 - Realizar inferência de uma informação implícita em um texto.

D04 - Identificar o tema de um texto.

D05 - Distinguir um fato de uma opinião.

II. Implicações do suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do texto

D06 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso
(propagandas, quadrinhos, foto etc.).

D07 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

III. Relação entre textos

D08 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.

D09 - Reconhecer posicionamento em um ou mais textos que tratam de mesmo tema.

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

D10 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

D11 - Identificar a tese de um texto.

D12 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

D13 - Identificar a informação principal de um texto.

D14 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelo uso de elementos linguísticos.

D22 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outros recursos
gráficos.

D18 - Reconhecer o efeito se sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra
ou expressão.

D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos.

VI. Variação Linguística

D20 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

VII. Estética Literária

D21 Identificar elementos que conferem literariedade a um determinado texto.