Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

Descritor 19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos estilísticos.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Encontros e Despedidas

Mande noticias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai e vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida

NASCIMENTO, M; BRANT, F. Disponível em:
<http://www.letrasdemusicas.com.br/maria-rita/encontros-e-despedidas/>
(P0090061A9_SUP)


(P0090061A9) A repetição da expressão "Tem gente", na segunda estrofe, ressalta

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade dos estudantes reconhecerem o efeito provocado por meio do emprego de uma figura de estilo. Para avaliar essa habilidade, foi utilizado um poema, no qual se observa a exploração das potencialidades da língua, no sentido de construir uma frase bela, emocionante, expressiva, que traduza a realidade de uma forma criativa.

Os alunos que marcaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram perceber, no contexto de seu uso, o efeito causado pela repetição da expressão em destaque no comando do item.

Os alunos que optaram pela alternativa B reconheceram o aspecto de saber absoluto do eu lírico e associaram, de modo equivocado, à "preocupação com a vida das pessoas".

Os alunos que assinalaram a alternativa C parecem ter realizado uma leitura linear e superficial dos versos em que a repetição é utilizada.