Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 13 - Identificar a informação principal de um texto.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Salve a música que nos salva

Caro Paulo,

O acelerador de partículas funcionou e não abriu o tal buraco negro que ia nos engolir a todos. Eu comemorei a conquista junto com os cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Mas, ao mesmo tempo, aumentou a intensidade da luz amarela que pisca no meu cérebro sem parar: nós, os seres humanos, estamos nos colocando numa posição de muito poder, para o bem e para o mal!

A ciência está chegando a um ponto de tamanha intimidade com a natureza que nós poderemos escolher se continuamos nossa evolução ou se damos um basta com um ponto-final na históna da humanidade. Nessa hora, eu peço socorro e inspiração à música.

A música é tão cultura como a ciência. Ambas são aprendizados que o homem tira da natureza. Só que, enquanto a ciência nos dá poder sobre a vida, a música nos aperfeiçoa como seres humanos.

"A música restaura nossa mente e nossa alma", dizia Bach. Nos faz seres humanos melhores, eu concluo.

GUIMARÃES, Ricardo. Trip. n 188. Fragmento. (P12O920ES_SUP)

(P12092ES) A informação principal desse texto refere-se

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade dos estudantes identificarem a informação principal de um texto. Para isso foi utilizado um fragmento de uma carta argumentativa.

Os alunos que marcaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram seguir as pistas e identificar a informação principal a qual já é aludida no próprio título.

Os alunos que optaram pela alternativa B, C, D e E ainda não desenvolveram a habilidade avaliada:

Os alunos que assinalaram as alternativas B e C se detiveram em informações do segundo parágrafo.

Enquanto os alunos que escolheram a alternativa D se guiaram apenas pelo primeiro parágrafo.

Já os alunos que elegeram a alternativa E consideraram apenas o quarto parágrafo.