Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legitimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.
Depressão é coisa muito séria, continua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente - as razões têm essa mania de serem discretas. [...]
Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor - até que venha a próxima, normais que somos.
MEDEIROS, Martha. Disponível em <http://pensador.uol.com.br/croncas_de_marta_medeiros_sobre_amor>. Acesso em 12 maio 2011. (P120209RJ_SUP)
(P120280RJ) O trecho "Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop,..." (l. 12) sugere
Este item avalia a habilidade de reconhecer o efeito provocado pelo uso de uma expressão. Essa habilidade pressupõe a integração entre os elementos textuais e conhecimento de mundo.
Os alunos que assinalaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram reconhecer que, no contexto, em questão, o fragmento sugere "abatimento".
Os alunos que marcaram a alternativa B ("agitação") parecem ter considerado a ideia do ritmo.
Os alunos que optaram pelas alternativas C ("confusão") e E ("irritação") escolheram efeitos possíveis, mas não no contexto em questão.
Já os alunos que elegeram a alternativa D parecem ter se detido na enumeração dos ritmos musicais.
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