Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

IV. Coerência e Coesão no processo do texto

Descritor 12 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Revolução nos cinemas

Naves saltando da tela, monstros prestes a atacar o público e sensação de estar voando são alguns exemplos de cenas dos filmes em 3D que se tomaram febre nos últimos anos. A cada nova produção, a tecnologia nas salas de cinema fica aprimorada, levando o espectador para mais perto do real. Por isso, investir em películas tem sido a regra em todo o mundo - e sempre dando lucros.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) realizado de 1o de janeiro a 2 de setembro de 2010, o filme Shrek para sempre 3D registrou lucro de RS 70,1 milhões - a maior renda bruta dos cinemas brasileiros. A animação teve 779 cópias exibidas em 687 salas em todo o país, para um público de 7,3 milhões de pessoas. (...)
O filme que bateu recorde de bilheterias no mundo todo e aqui no Brasil, de acordo com o Grupo Severiano Ribeiro, foi Avatar 3D, faturando mais de USS 2,5 bilhões. Em terras brasileiras, o filme ultrapassou o posto anterior que pertencia ao filme A era do gelo 3.

TORRES. Bruna Correio Brasiliense. Brasília, quirta-feira. 4 de nov do 2010 Caderno do Anos p 14. Fragmento (P090003ES_SUP)

(P090403ES) Nesse texto, o argumento que sustenta a tese de que "investir em películas tem sido a regra em todo o mundo e dá lucro" é que

Resposta





GABARITO - D

Este item avalia a habilidade de reconhecer o argumento utilizado para sustentar a tese defendida em um texto. Para isso foi utilizado um fragmento de uma reportagem.

Os alunos que optaram pelas alternativas A, B ou C ainda não desenvolveram a habilidade avaliada. Os alunos que escolheram a letra A se detiveram na causa do lucro, enquanto os alunos que optaram pelas alternativas B e C se detiveram nos resultados da utilização do recurso 3D.

Os alunos que marcaram a alternativa D, o gabarito, conseguiram acompanhar a argumentação e reconhecer o argumento que ampara a tese.