Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

Descritor 16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Charge Garfield - Natureza

Disponível em <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 fev. 2011. (P120166EX_SUP)

(P120311EX) O humor desse texto reside

Resposta





GABARITO - C

Este item avalia a habilidade de identificação de efeitos de humor produzidos em textos diversos. Essa é uma habilidade que se relaciona diretamente aos processos de compreensão que ultrapassam as barreiras da mera identificação literal de sentidos, exigindo do estudante a capacidade de construir uma representação coerente do texto e perceber que o humor se estabelece pela quebra de uma expectativa. Para avaliar essa habilidade foi utilizada uma tirinha.

Os estudantes que marcaram a alternativa A parecem ter considerado apenas a situação do primeiro quadrinho.

Os alunos que optaram pela alternativa B parecem ter realizado uma leitura equivocada da fala do tigre no terceiro quadrinho.

Os alunos que assinalaram a alternativa C, o gabarito, conseguiram perceber que o gritar pela mãe, no último quadrinho, contradiz a atitude das personagens nos dois primeiros, estabelecendo, assim, uma ruptura com a lógica que se construía.

A escolha da letra D não é autorizada pelo texto, pois se apoia essencialmente em elementos extratextuais que remetem ao conhecimento da construção das histórias vividas pelas personagens, mas esse conhecimento, especificamente, não interfere na realização da tarefa.

Os alunos que escolheram a alternativa E parece que se apoiaram apenas forma e não na ideia que gera o grito.