Disponível em <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 fev. 2011. (P120166EX_SUP)
(P120311EX) O humor desse texto reside
Este item avalia a habilidade de identificação de efeitos de humor produzidos em textos diversos. Essa é uma habilidade que se relaciona diretamente aos processos de compreensão que ultrapassam as barreiras da mera identificação literal de sentidos, exigindo do estudante a capacidade de construir uma representação coerente do texto e perceber que o humor se estabelece pela quebra de uma expectativa. Para avaliar essa habilidade foi utilizada uma tirinha.
Os estudantes que marcaram a alternativa A parecem ter considerado apenas a situação do primeiro quadrinho.
Os alunos que optaram pela alternativa B parecem ter realizado uma leitura equivocada da fala do tigre no terceiro quadrinho.
Os alunos que assinalaram a alternativa C, o gabarito, conseguiram perceber que o gritar pela mãe, no último quadrinho, contradiz a atitude das personagens nos dois primeiros, estabelecendo, assim, uma ruptura com a lógica que se construía.
A escolha da letra D não é autorizada pelo texto, pois se apoia essencialmente em elementos extratextuais que remetem ao conhecimento da construção das histórias vividas pelas personagens, mas esse conhecimento, especificamente, não interfere na realização da tarefa.
Os alunos que escolheram a alternativa E parece que se apoiaram apenas forma e não na ideia que gera o grito.
© Secretaria da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel
80240-900 - Curitiba - PR
41 3340-1500 - Localização
Superintendência de Desenvolvimento Educacional
Rua dos Funcionários, 1323 - Cabral
80035-050 - Curitiba - PR
41 3250-8100 - Localização
Diretoria de Tecnologia Educacional
Rua Salvador de Ferrante, 1651 - Carmo
81670-390 - Curitiba - PR
41 3377-2226 - Localização