A internet tem sido um veículo de extrema importância para a divulgação dos escritores das novas gerações, assim como dos autores de épocas em que os únicos meios de acesso à leitura eram o livro e os jornais. Hoje, com todo o advento da tecnologia, os leitores de diversas faixas etárias e de qualquer parte do mundo podem acessar e fazer o download gratuito de uma infinidade de livros [...]. Pesquisas recentes indicam que o número de obras literárias de poesia e ficção tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Vários escritores têm preferido publicar seus textos ou livros virtualmente a ter que enfrentar os critérios e a seleção, muitas vezes injusta, das editoras. Portanto, a internet tem se tomado um espaço facilitador que acaba por redimensionar a literatura em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, até escritores consagrados disponibilizam seus textos na internet, pois têm consciência de que a acessibilidade dos leitores ao mundo virtual é muito grande, apesar de o mercado editorial americano ser também um monstruoso veículo de divulgação da literatura. Nos países da Europa, apesar da enorme quantidade de livrarias e bibliotecas e de todas as leis de incentivo à publicação que barateiam o preço dos livros, os escritores não hesitam em publicar suas obras pela web, porque sabem que lá também estão os seus leitores. [...]
FREITAS, Mirian de. A literatura da era digital. Revista Literatura. n°28, p. 25. (P090613EX_SUP)
(PO90616EX) Nesse texto, o uso de palavras como "web", "download", "internet" são típicas da linguagem
Este item avalia a habilidade de reconhecer marcas linguísticas que identificam diferentes variantes em circulação em nosso meio social. O suporte é um fragmento de um artigo, gênero familiar a alunos desse nível de escolarização no ambiente escolar.
O comando solicita que o aluno identifique a que tipo de linguagem pertencem os termos em destaque.
O aluno que optou pela letra A pode ter acreditado que, por serem formas correntes na linguagem atual, pertenceriam à linguagem coloquial.
O que optou pela letra B pode ter avaliado o texto de forma global, não atentando para as palavras em destaque e aquele que optou pela letra C pode ter sido influenciado pela menção da fonte do texto.
O aluno que fez uma leitura atenta e observou a temática do texto optou pela letra D, o gabarito.