Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

II. Implicações do suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do texto

Descritor 06 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

Tirinha de quadrinhos da Turma da Mônica

Disponível em <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira2.html.> Acesso em: 20 fev. 2011.
(P000619EX_SUP)

(P000619EX_SUP) No último quadrinho, a menina demonstra estar

Resposta





GABARITO - A

Este item avalia a habilidade de interpretar texto que utiliza linguagem mista, ou seja, que utiliza linguagem verbal e linguagem não verbal. O desenvolvimento dessa habilidade é muito importante, principalmente em uma época em que os recursos multissemióticos têm sido tão explorados pelas TCIs (Tecnologias da Informação e Comunicação). A realização desta tarefa pressupõe a capacidade de ler textos não lineares e a conjugação dos elementos verbais e não verbais.

Para avaliar essa habilidade, foi utilizada uma tirinha, gênero textual recorrente nos diversos livros didáticos, podendo, portanto, ser considerado familiar aos estudantes que se encontram ao final dessa etapa de escolarização.

Os alunos que marcaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram articular as duas linguagens e realizar a inferência solicitada pelo item. Esses estudantes revelaram já ter desenvolvido a habilidade avaliada.

Os alunos que optaram a alternativa B talvez ainda não consigam diferenciar o sentido de "irritada" de "insatisfeita".

Os alunos que assinalaram a alternativa C parecem ter se confundido, pois a ideia de curiosidade poderia ser associada à fala do menino no segundo quadrinho.

Os alunos que escolheram a alternativa D podem ter considerado que a menina, diante da impossibilidade de sair pela ausência da porta, tenha ficado assustada.