Disponível em <http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira2.html.> Acesso em: 20 fev. 2011.
(P000619EX_SUP)
(P000619EX_SUP) No último quadrinho, a menina demonstra estar
Este item avalia a habilidade de interpretar texto que utiliza linguagem mista, ou seja, que utiliza linguagem verbal e linguagem não verbal. O desenvolvimento dessa habilidade é muito importante, principalmente em uma época em que os recursos multissemióticos têm sido tão explorados pelas TCIs (Tecnologias da Informação e Comunicação). A realização desta tarefa pressupõe a capacidade de ler textos não lineares e a conjugação dos elementos verbais e não verbais.
Para avaliar essa habilidade, foi utilizada uma tirinha, gênero textual recorrente nos diversos livros didáticos, podendo, portanto, ser considerado familiar aos estudantes que se encontram ao final dessa etapa de escolarização.
Os alunos que marcaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram articular as duas linguagens e realizar a inferência solicitada pelo item. Esses estudantes revelaram já ter desenvolvido a habilidade avaliada.
Os alunos que optaram a alternativa B talvez ainda não consigam diferenciar o sentido de "irritada" de "insatisfeita".
Os alunos que assinalaram a alternativa C parecem ter se confundido, pois a ideia de curiosidade poderia ser associada à fala do menino no segundo quadrinho.
Os alunos que escolheram a alternativa D podem ter considerado que a menina, diante da impossibilidade de sair pela ausência da porta, tenha ficado assustada.
© Secretaria da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel
80240-900 - Curitiba - PR
41 3340-1500 - Localização
Superintendência de Desenvolvimento Educacional
Rua dos Funcionários, 1323 - Cabral
80035-050 - Curitiba - PR
41 3250-8100 - Localização
Diretoria de Tecnologia Educacional
Rua Salvador de Ferrante, 1651 - Carmo
81670-390 - Curitiba - PR
41 3377-2226 - Localização