A falta de sono adequado é, definitivamente, um fator de risco isolado para o ganho de peso.
A matemática da perda de peso é simples. O consumo de calorias deve ser inferior ao total de energia gasta pelo organismo. Nos últimos cinco anos, porém, uma série de estudos vem demonstrando que um terceiro fator deve ser incluído na equação do emagrecimento - o sono. Como a má alimentação e o sedentarismo, uma sucessão de noites mal dormidas pode condenar ao fracasso qualquer luta contra a balança.
A pesquisa mais recente e uma das mais intrigantes sobre o assunto foi publicada na revista científica americana Annals of Internal Medicine. Conduzida por médicos da Universidade de Chicago, ela demonstrou que, em períodos de pouco sono, a queima de gordura corporal é 55% menor e a perda de massa magra, 60% maior.
"Perder massa magra significa perder músculos, e isso é ruim porque leva à desaceleração do metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso com mais facilidade", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Em outras palavras: dormir pouco favorece o efeito sanfona, a grande questão de quem tenta se livrar dos quilos em excesso.
MAGALHÃES. Naiara. Veja. 20 out. 2010. p. 160. Fragmento. (P090591ES_SUP)
(P090594ES) O objetivo desse texto é
Este item avalia a habilidade de identificar a função de textos de diferentes gêneros, isto é, a finalidade com que o texto foi escrito. Para resolver a tarefa proposta, os alunos precisam estar familiarizados com os diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade e entender que os textos são elaborados segundo certos princípios inerentes à situação de comunicação na qual ele será utilizado, o que tem impacto direto na escolha das estruturas e do léxico, por exemplo. Nesse caso, foi utilizado um fragmento de reportagem, publicada em revista de circulação nacional.
Os alunos que marcaram a alternativa A, o gabarito, conseguiram perceber pela temática, forma de apresentação das informações e, possivelmente, o meio de circulação, que o texto tem a finalidade de dar informações. Esses alunos já desenvolveram a habilidade avaliada.
Os alunos que optaram pelas alternativas B e D parecem ter se detido apenas nas informações presentes no segundo parágrafo.
Os alunos que assinalaram a alternativa C podem ter realizado uma inferência que não se confirma nas informações do texto.
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