Estado do Paraná

Secretaria da Educação

Matriz de referência de Língua Portuguesa - Paraná

3º ano do Ensino Médio

III. Relação entre textos

Descritor 08 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.

Item de acordo com a Matriz de Referência:

Leia o texto abaixo:

texto 1

texto 2

Água

Sem água não há vida! Tudo aquilo que cresce, respira, anda, nada ou voa na Terra precisa de água para viver. Os seres humanos são formados por aproximadamente 70% de água, e nós consumimos em média 3 litros de água por dia (por meio da bebida e da comida).
Na nossa vida cotidiana, nós usamos cada vez mais água para as nossas necessidades habituais: cozinhar nossos alimentos, lazer nossa higiene pessoal, lavar nossa roupa e nossa louça. O consumo de água no Brasil vem aumentando ano a ano: de 2003 a 2006, a média de uso de água por habitante aumentou de quase 143 litros por dia para pouco mais de 145 litros, (fonte: Ministério das Cidades, 2007). Em outros países, as pessoas usam ainda mais água: por exemplo, cada francês consome, em média, quase 200 litros de água por dia.

Dicas para economizar água

  • Não deixar a água da torneira escorrer inutilmente.
  • Não abusar das banheiras. Preferir os chuveiros, e tomar banhos curtos.
  • Eliminar vazamentos em vasos sanitários e torneiros.
  • Preferir uma descarga econômica, que consome litros a menos a cada uso. Ao comprar uma lavadora de louça ou de roupa, escolher o modelo que usa menos água.
  • A água evapora muito rápido sob o calor do sol. Se você tem um jardim em casa, aproveite o frescor da manhã ou da noite para regá-lo. Você também pode usar água da chuva.

Ecoguia: guia ecológico de A a Z. Fundação Nicolas Hulot. Apresentação e adaptação da edição brasileira: Martha Argel. São Paulo: Landy Editora, 2008. P.21-22. (P090595ES_SUP)

(P09059SES) Uma informação presente no texto 1 que justifica as dicas do texto 2 é

Resposta





GABARITO - C

Este item avalia a habilidade dos estudantes em reconhecer aspectos comuns entre textos. Nesse caso, especificamente, avalia-se se os alunos conseguem reconhecer de que maneira as informações presentes no texto 1 justificam as presentes no texto 2.

Os alunos que assinalaram as alternativas A, B ou D ainda não desenvolveram a habilidade avaliada, pois tomaram trechos que apresentam fatos utilizados na construção da argumentação.

Os alunos que marcaram a alternativa C, o gabarito, conseguiram perceber que o fragmento apresentado se constitui como o fato que leva à elaboração das dicas para economia de água.