Esta tese analisa a participação do empresariado na trajetória de elaboração das legislações e políticas para a educação infantil no Brasil e no Paraná entre 1990 a 2016. Empreende um estudo da Deliberação nº 02/2014 CEE/PR, a normatização vigente para a educação das crianças de 0 a 5 anos paranaenses com foco em analisar seu conteúdo e processo de elaboração.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar reflexivamente a atuação das pedagogas e coordenadores de curso que atuam na educação profissional técnica de nível médio. Constitui-se como cenário investigativo a participação das pedagogas e coordenadores de curso atuantes na Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, especificamente do Núcleo Regional de Educação de Curitiba.
Palavras-chave: Educação profissional. Teoria da complexidade.
Com o objetivo de refletir sobre as condições existentes para a gestão do currículo da escola pública em tempo integral, assim como seus impasses e desafios, este estudo analisa a estreita articulação das concepções dos termos gestão escolar, currículo escolar e educação integral com a implantação de uma educação em tempo integral nas escolas públicas estaduais do Estado do Paraná.
Esta pesquisa aborda as práticas de Educação Física no cárcere e as tecnologias digitais como recurso pedagógico. Entende-se que na formação docente inicial os acadêmicos deveriam vivenciar práticas nos mais diversos cenários de atuação com jovens e adultos. Neste sentido, há necessidade de investir na formação continuada e permanente dos professores que atuam no cenário prisional, pois, para atuar neste espaço é preciso formação específica.
Palavras-chave: Cárcere. Recursos pedagógicos digitais. Reintegração. Sistema prisional.
O objetivo do presente estudo foi testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Kidscreen-27 para a avaliação da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
O presente estudo objetiva investigar como o planejamento da ação do docente de Química na perspectiva dialógico-problematizadora pode contribuir para promover a formação de professores reflexivos de sua prática.
Palavras-chave: Ensino de Química. Formação docente. Professor reflexivo. Três Momentos Pedagógicos.
O presente trabalho apresenta aspectos da Modelagem Matemática numa perspectiva Educação Matemática, e investiga a sua possibilidade/potencialidade(s) enquanto alternativa para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no âmbito das escolas do campo. O foco desta investigação centrou-se na seguinte questão: que dimensões se revelam a partir da Modelagem Matemática numa perspectiva da Educação Matemática no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo para educandos do Ensino Fundamental?
Palavras-chave: Educação matemática. Educação do campo. Modelagem matemática. Multidimensões do conhecimento.
7469 5.27 KB Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro http://
Esta pesquisa questiona: que contribuição Livros Didáticos de Ciências do nono ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, podem oferecer para a abordagem de Aspectos Sociocientíficos sobre os conteúdos químicos.
Palavras-chave: Aspectos sociocientíficos. Ensino de Ciências. Livro didático.
Esta pesquisa buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores do ensino médio noturno, para identificar e propor elementos de reconstrução deste processo, com vistas ao desenvolvimento profissional docente nesse nível de ensino. O papel de mediador do pedagogo foi caracterizado tanto pelos professores quanto pelos próprios pedagogos como necessário para a articulação do processo pedagógico e para o desenvolvimento da formação continuada.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Formação continuada. Papel do pedagogo.