O presente artigo apresenta os achados de uma das questões de pesquisa de uma tese de doutorado que estudou a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação e de ambientes computacionais de aprendizagem telemáticos para o desenvolvimento de pessoas com Paralisia Cerebral, desde a perspectiva dos Processos Psicológicos Superiores (PPS). Assim, são discutidos aspectos teóricos importantes no que diz respeito às pessoas com Paralisia Cerebral e sua interação com o mundo da forma como, geralmente, se evidencia nossa sociedade. Explicita-se, também, o que a teoria Sócio-histórica entende por desenvolvimento humano, por processos psicológicos superiores, e por uma intervenção dentro da zona de desenvolvimento proximal, que busca atingir novos estágios de aprendizagem e desenvolvimento e uma maior autonomia por parte de indivíduos “menos experientes”, neste caso PNEEs. Em seguida, apresentam-se os PPS evidenciados no estudo e as situações em que foram observados assim como também as definições destes PPS. Finaliza-se por tecer algumas considerações importantes.
Palvras-chave: Paralisia cerebral. Telemática. Educação especial. Informática na educação. Teoria sócio-histórica.