Descrição:
SANTAROSA, L. M. C.
Este trabalho teve como objetivo explorar a comunicação de ideias, por meio da escrita (digitação) em editores de texto, sistemas gráficos (produção de um jornal) e atividades lúdicas, visando favorecer portadores de necessidades educacionais especiais na construção da leitura/escrita. A referência envolveu o acompanhamento, por meio do estudo de casos de sujeitos portadores de necessidades especiais: paralisia cerebral, síndrome de Down e Traços Autistas, oriundos de escolas da Grande Porto Alegre. Cognitivamente, observamos saltos qualitativos no que se refere à leitura/escrita, não somente por sujeitos pré-silábicos, mas também por alfabéticos nas dimensões ortográficas e semânticas. Observamos ainda ganhos do ponto de vista psicomotor relacionado à coordenação motora, memória e atenção, bem como do ponto de vista sócio objetivo por aspectos referentes à auto estima, valorização pessoal e disposição para o trabalho com o outro, decorrendo disso a cooperaçào mútua e o pensar “coletivo”.
Paralisia Cerebral.
|