O objetivo deste estudo foi relatar a elaboração e aplicação de um guia didático contendo exemplos da região para o ensino da Biotecnologia na região Centro-Sul do Paraná. Para este trabalho buscou-se referenciar o conhecimento científico, o ensino de Biologia, o ensino de Biotecnologia e a Aprendizagem Significativa Crítica. A linha metodológica desse trabalho foi a quantitativa e qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. Na intenção de atender os objetivos propostos as etapas do trabalho foram as seguintes: análise dos livros didáticos de Biologia recomendado pelo PNLEM/2015, levantamento das pesquisas biotecnológicas realizadas em Universidades da região Centro-Sul do Paraná, elaboração do guia didático complementar ao livro didático e implementação do referido guia didático. As técnicas de coleta de dados foram a observação com anotação em fichas de observação, questionário e atividades do guia didático. O universo da pesquisa foi constituído por 101 alunos oriundos de três colégios públicos da rede estadual de ensino do município de Laranjeiras do Sul- Paraná, obtendo uma porcentagem real da amostragem dos dados qualitativos. Os resultados demonstraram que foi possível favorecer aos alunos do Ensino Médio, por meio da utilização do guia didático de forma complementar ao livro didático, uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Biotecnologia, proporcionando a formação de um sujeito crítico e atuante, capaz de posicionar-se perante as discussões dos temas pertinentes a temática da Biotecnologia.
Palavras-chave: Ensino de Biotecnologia. Aprendizagem Significativa. Contextualização.