Este trabalho apresenta reflexões sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em ações pedagógicas, especificamente no ensino de Ciências, o que vem sendo um dos grandes desafios para os docentes deste século. Diante desta complexidade ganha importância políticas públicas que venham a atender estas novas demandas educacionais, como por exemplo o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR). Trata-se de uma iniciativa voltada para a formação continuada de professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, no qual há uma integração entre as instituições de ensino superior e a educação básica através de atividades teórico-práticas. Os professores que ingressam neste programa são incentivados a desenvolver projetos envolvendo TIC e recebem treinamento para serem tutores de ambientes virtuais de aprendizagem, desta forma é propiciada a inclusão digital destes. Nosso objeto de pesquisa foram os materiais didáticos digitais produzidos pelos professores da área de Ciências Naturais nesse programa.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. TIC. Materiais didáticos. Abordagem sociocultural. Professor autor. PDE-PR.