Trata-se de investigar nas Conferências, pronunciadas por F. Nietzsche, intituladas Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino o problema da formação (Bildung) que é discutida por Nietzsche como uma crítica ao modelo educacional alemão. Tal crítica procura evidenciar que os estabelecimentos educacionais não promovem a formação de uma cultura autêntica aos jovens, tanto no sistema ginasial como no universitário, mas sim uma preparação para as atividades profissionais e para o sistema do mercado. O modelo de educação do Estado alemão tende a promover a extensão e à ampliação máxima da cultura, e a tendência à redução, ao enfraquecimento da própria cultura. Nietzsche propõe assim uma diferenciação entre as instituições profissionais, ditas instituições para as necessidades da vida, e as instituições de cultura. A definição de cultura proposta por Nietzsche se afasta dos dogmas e princípios modernos, tomando a ideia de “compreensão verdadeira e instintiva da natureza”, do modelo grego e do neo-humanismo alemão.
Palavras-chave: Nietzsche. Formação (Bildung). Estado. Cultura e natureza.
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