Descrição:
SCHMITT, Estela Lidia
Esta dissertação apresenta aspectos sobre a Educação Ambiental praticada nas Escolas do Campo. O objetivo principal foi compreender o que caracteriza a Educação Ambiental na prática pedagógica na instituição escolar do campo. São 45 Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão – PR, sendo que destas, 25 participaram na pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram 132 professores que trabalham com as disciplinas escolares. Destes, foram entrevistados 5 (cinco) professores que trabalham a disciplina de Geografia. Os instrumentos de coleta de dados foram: os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo; questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas, dirigidas aos professores. Dentre os autores utilizados podemos citar Leff, Loureiro, Lima, Carvalho, Layrargues, Brüger, Caldart, Arroyo, Saviani, Franscichett, Fazenda, Callai e Sacristán, entre outros. Verificou-se que nas Escolas do Campo, ocorre Educação Ambiental, porém sem a observância das Diretrizes Curriculares do Campo do estado do Paraná, que propõe ao professor que tome como ponto de partida para a prática pedagógica o lugar de vida do sujeito do campo, a sua realidade local, considerando suas experiências. Partindo destas premissas a prática pedagógica da Escola do Campo não se aproxima da abordagem socioambiental, que considera as questões sociais e ambientais. A pesquisa mostrou que os professores que atuam na Escola do Campo trabalham com Educação Ambiental, porém fortemente influenciados pela metodologia convencional, com práticas conservadoras Pragmáticas. Buscam respostas pontuais, sem relação com a dimensão complexa da problemática, sem um olhar atento para a perspectiva da realidade da Escola do Campo.
Palavras-chave: Educação ambiental. Escola do campo. Práticas pedagógicas.
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