Descrição:
MARQUES, Silvia Patrícia da Silva
A educação é uma forma de intervenção no mundo, conforme Freire (1996), logo, para se repensar a educação é necessário saber que mundo necessitamos, se levarmos em consideração a sociedade imediatista, hedonista, conectada e consumista de hoje, cujas relações ser humano - meio ambiente e ser humano - ser humano, são de injustiça, percebemos que necessitamos de uma educação que busque estabelecer relações mais justas, por meio da sensibilização e da conscientização do educando e por consequência da sociedade. E é nesta perspectiva, que este trabalho propõe a metodologia Tríade da Conscientização, que integra Educação Ambiental contínua e um ensino de Geografia que estimule o educando a pensar e agir por um mundo mais justo nas questões socioambientais, utilizando-se para tanto dos recursos didáticos tecnológicos disponíveis na escola pública, dando ênfase às redes sociais, como forma de manter a interação educador-educando e educando-educando, mesmo fora do espaço escolar. A metodologia foi aplicada junto a uma turma do 2º ano do ensino médio, num período de dois meses, a fim de observar a aplicabilidade da proposta diante dos desafios e contratempos da escola pública, para tanto, foi feito uso dos recursos didáticos tecnológicos disponíveis, a fim de aprofundar e trazer conteúdos e informações além das disponíveis no livro didático, neste período os educandos também foram avaliados por meio da participação nas redes sociais, atividades e trabalhos realizados em sala de aula, por meio desta metodologia, a Educação Ambiental torna-se inerente ao ensino de Geografia e o ensino de Geografia relevante ao educando.
Palavras-chave: Tríade da conscientização. Redes sociais. Educação ambiental. Ensino de Geografia. Ensino público.
|