Descrição:
MELO, Claudia Ferreira de
Este trabalho trata do ensino de História Local - na cidade de Cascavel - e suarelação à memória. Sobretudo, investigamos os processos pelos quais as memórias públicas desta cidade e o ensino se interrelacionam, já que o ambiente escolar se constitui como espaço para a divulgação de conhecimentos sobre o passado. Paralelamente a isto, apontamos a existência de um conjunto de saberes sobre o passado local que adquiriram certa centralidade e que se instituem como hegemônicos em termos de História Local. Tal versão do passado configura-se em um discurso de poder, que em última instância, visa à instituição de uma identidade local unívoca, trata-se de um enredo histórico respaldado por uma representação de passado homogêneo, mítico e harmônico da cidade. Nesse sentido, objetivamos compreender a repercussão de tais discursos no ensino de história, problematizando a sua utilização e sua ressignificação por parte dos professores. Esta pesquisa esteve embasada na metodologia da História Oral, sendo um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os entrevistados. Por outro lado, não podemos deixar de mencionar que outras fontes também compuseram o corpo documental desse trabalho. Devido à necessidade de análise das obras e fontes utilizadas como material de pesquisa para os docentes, a literatura memorialística, a imprensa e os próprios lugares de memória da cidade foram igualmente selecionados para as reflexões desenvolvidas durante a pesquisa.
Palavras-chave: Memórias públicas. Cidade. Ensino de História Local.
|