Descrição:
FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio
As dificuldades em Matemática de licenciandos de Pedagogia do Ensino Fundamental têm sido apontadas por autores, como Mandarino (2006), Curi (2004), Gatti (2010), Almeida (2009) e Oliveira (2012), tanto na formação inicial quanto na atividade docente. O conhecimento do panorama educacional desses licenciandos, associado ao estudo desses autores, motivou a busca de respostas para a questão norteadora deste trabalho: como se configuram as habilidades matemáticas dos licenciandos em Pedagogia, na modalidade a distância, acerca dos temas “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas”? A pesquisa utilizou a triangulação de coleta de dados para compreender melhor os dados quantitativos advindos da primeira fase da pesquisa, quando 47 licenciandos, que já haviam cursado as disciplinas de formação matemática, responderam por escrito a 14 questões, apresentadas como problemas e elaboradas com base nos descritores de matemática para Prova Brasil do 5º ano do Ensino Fundamental (SAEB). Também responderam questões sobre formação inicial e a matemática. Essa primeira coleta de dados foi feita com licenciandos de 6 polos de atendimento presencial da Universidade Estadual de Maringá – UEM e resultou em uma grande quantidade de questões não respondidas e resolvidas de maneira errada, o que apontou para possíveis dificuldades teóricas dos licenciandos. Para conhecer as causas dessas dificuldades e assim ampliar a compreensão sobre as habilidades matemáticas desses licenciandos de Pedagogia, procedemos a uma segunda etapa de coleta de dados, desta vez por meio de entrevistas individuais, gravadas em áudio e depois analisadas qualitativamente. Foram entrevistados 12 participantes, que haviam respondido às questões anteriormente citadas. Por meio da Análises de Conteúdo (Bardin) concluímos que os licenciandos apresentaram maiores dificuldades no que diz respeito aos conteúdos de “Espaço e Forma” do que aos de “Grandezas e Medidas”, principalmente em relação àqueles que envolvem poliedros e polígonos, área e perímetro. Em relação à participação nos fóruns ou sala de estudo virtual das disciplinas “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas”, do Ambiente Virtual de Aprendizagem, os licenciandos em Pedagogia tiveram uma baixa participação, não atuaram de forma interativa e colaborativa. Concluiu-se também que o curso de Pedagogia da UEM – EaD não tomou como diretriz, para a elaboração de suas ementas e apresentação dos conteúdos, a matriz de referência que norteia os testes de Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Apontamos que, para construir uma formação teórica consistente, o pedagogo deve possuir, no mínimo, as mesmas habilidades que deseja nos seus alunos.
Palavras-chave: Pedagogia. Matemática. Formação inicial. Prova Brasil. Ensino a distância.
|