Descrição:
OLIVEIRA, Tautê Frederico Gallardo Marciel de
O projeto criado na UnB, denominado Encontro de Saberes (ES), foi gestado em uma conjuntura político-acadêmica ligada a um processo de fomento científico aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), particularmente o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão (INCTI). Neste sentido, o ES se propõe a estabelecer um diálogo entre as denominadas ciências ou epistemologias ocidentais e as epistemologias do Sul, ou saberes populares e tradicionais, por intermédio de uma disciplina acadêmica em que os mestres atuam ministrando aulas como professores visitantes em parceria com os professores orgânicos das instituições de ensino superior. O presente estudo visa compreender como ocorreu o estabelecimento institucional da proposta, particularmente na Universidade de Brasília, sua gênese étnico-racial e cultural; a articulação supra-acadêmica facultada pelo INCTI para enraizamento da proposta; e quais foram os efeitos, consequências e transformações intra-acadêmicas produzidas por meio desse diálogo entre paradigmas de produção do conhecimento. Para interpretar este processo nos valemos de entrevistas com os coordenadores, da participação em eventos de divulgação e avaliação, bem como da análise de editais, portarias e documentos de aporte financeiro, concernentes ao Encontro de Saberes e ao INCTI. O projeto Encontro de Saberes apresenta um caráter inovador e de protagonismo no cenário universitário e figura como um desafio interpretativo e de alteridade para as ciências humanas e sociais. À luz dessas impressões nos valemos de teorias atinentes ao multiculturalismo e às chamadas epistemologias do Sul para compreender, interpretar e aprofundar o escopo sobre esta dinâmica acadêmico-social.
Palavras-chave: Encontro de saberes. INCTI. Diálogo de epistemologias. UnB. Inclusão de mestres e mestras.
|