Educadores



Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Concepção da Teoria da Distância Transacional no Brasil: um Mapeamento de Teses e Dissertações n Popular Versão: PDF
Atualização:  17/10/2017
Descrição:
CABAU, Nubia Carla Ferreira

A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional de Michael Grahame Moore e como objetivo principal identificar, na produção científica brasileira, onde e como a Teoria da Distância Transacional é abordada pelos pesquisadores brasileiros no período de 2000 a 2016. Para tanto, foram realizados o levantamento, o mapeamento e a análise dos pressupostos teóricos da Teoria da Distância Transacional em produções acadêmicas de pós-graduação stricto sensu no recorte temporal delimitado. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo, enfatizando o paradigma qualitativo, com caráter bibliográfico e documental, apoiado na realização de estudo do tipo Estado do Conhecimento em teses de doutorado e dissertações de mestrado distribuídas em 19 produções acadêmicas em que estão contempladas a concepção da Teoria da Distância Transacional. O mapeamento foi empreendido utilizando-se como fontes o Banco de Teses e Dissertações da Capes, a Biblioteca Digital Vérsila, o portal Domínio Público e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conhecer a teoria é fundamental para um pesquisador e para a sua área de concentração, compreendendo que a teoria é a base de sustentação para o conhecimento. Por meio de pesquisa documental, apontaram-se os aspectos históricos, bibliográficos e conceituais da Teoria da Distância Transacional e discorreu-se acerca do percurso percorrido por Michael Grahame Moore na construção e desenvolvimento de sua teoria. Com base na análise de conteúdo, os resultados apontam que a Teoria da Distância Transacional é utilizada por estudiosos brasileiros em pesquisas do tipo estudos de caso, validando os conceitos apresentados na Teoria e como sustentação para discutir aspectos pedagógicos, tecnológicos, de desenvolvimento e estruturação da educação a distância. O resultado do estudo revela a necessidade de pesquisas que indiquem novas hipóteses e que sejam capazes de reformular a teoria existente, adequando-se às necessidades e particularidades do sistema educacional, social e político brasileiro.

Palavras-chave: Teoria da distância transacional. Teorias em educação a distância. Educação a distância.

Downloads 814  814  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.