O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças motivacionais intrínsecas e extrínsecas entre os sexos masculino e feminino das 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio para a prática das aulas de Educação Física. Entende-se por motivação intrínseca o interesse do indivíduo pelos aspectos inerentes à atividade, e por motivação extrínseca a execução da tarefa visando recompensas externas a ela. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva. A amostra foi composta de 279 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, de 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio do colégio Branca da Mota Fernandes do município de Maringá-PR, que se dispuseram a participar da pesquisa. O nstrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por KOBAL (1996); trata-se de um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes a motivação intrínseca e 16 referentes a motivação extrínseca.
13345 0 bytes Universidade Católica de Brasília http://