Educadores



Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Sujeito e escritura: uma perspectiva discursiva sobre erro Popular Versão: 
Atualização:  27/9/2011
Descrição:
JULIANO, Andréa Nóbrega


Esta dissertação analisa o discurso do aluno, na 5 série, do Ensino Fundamental,
sobre erro.
A primeira parte da pesquisa estabelece o referencial teórico que fundamenta a análise.
Diante de uma relação desafiadora entre escola, professor, aluno e produção textual discutirei,

neste momento, noções que permeiam a Análise do Discurso, a Lingüística Aplicada, a
Lingüística Textual e a Educação.

A segunda parte apresenta os procedimentos metodológicos que sustentam a
subseqüente análise do corpus discursivo que se organiza em dois momentos. Em um
primeiro momento analiso o que o aluno considera erro, ou seja, relaciono seu dizer à
memória discursiva. E, em um segundo momento, busco compreender como o aluno, na
prática de revisão textual, percebe o erro.
A presente análise possibilita a constatação de que o funcionamento da memória
discursiva do aluno está fortemente afetado pela noção de erro que a escola tradicional tem
perpetuado ao longo das últimas décadas. Interessa-nos, também, que o aluno apresenta
condições para assumir uma posição ativa no processo de leitura e de avaliação de texto,

contribuindo, assim, para não mais reproduzir, mas para transformar uma prática.
A pesquisa permite compreender sobre a importância de o aluno participar da prática
de avaliação textual, pois apresenta condições para tal. A criança revela uma noção de erro
pertinente à norma vigente e, ao mesmo tempo, demonstra ter condições para perceber as
inadequações lingüísticas e para negociar os sentidos, no momento em que lê e avalia o texto,
pelo viés da prática de revisão textual.
A conclusão procura entrelaçar as noções desenvolvidas, sintetizando nossos achados.

Palavras-chave: Ensino Fundamental . Discurso. Erro.

Downloads 477  477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UCPEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.