Descrição:
JULIANO, Andréa Nóbrega
Esta dissertação analisa o discurso do aluno, na 5 série, do Ensino Fundamental, sobre erro. A primeira parte da pesquisa estabelece o referencial teórico que fundamenta a análise. Diante de uma relação desafiadora entre escola, professor, aluno e produção textual discutirei,
neste momento, noções que permeiam a Análise do Discurso, a Lingüística Aplicada, a Lingüística Textual e a Educação.
A segunda parte apresenta os procedimentos metodológicos que sustentam a subseqüente análise do corpus discursivo que se organiza em dois momentos. Em um primeiro momento analiso o que o aluno considera erro, ou seja, relaciono seu dizer à memória discursiva. E, em um segundo momento, busco compreender como o aluno, na prática de revisão textual, percebe o erro. A presente análise possibilita a constatação de que o funcionamento da memória discursiva do aluno está fortemente afetado pela noção de erro que a escola tradicional tem perpetuado ao longo das últimas décadas. Interessa-nos, também, que o aluno apresenta condições para assumir uma posição ativa no processo de leitura e de avaliação de texto,
contribuindo, assim, para não mais reproduzir, mas para transformar uma prática. A pesquisa permite compreender sobre a importância de o aluno participar da prática de avaliação textual, pois apresenta condições para tal. A criança revela uma noção de erro pertinente à norma vigente e, ao mesmo tempo, demonstra ter condições para perceber as inadequações lingüísticas e para negociar os sentidos, no momento em que lê e avalia o texto, pelo viés da prática de revisão textual. A conclusão procura entrelaçar as noções desenvolvidas, sintetizando nossos achados.
Palavras-chave: Ensino Fundamental . Discurso. Erro.
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