Descrição:
KAFROUNI, Maria Angelica Sant'Anna
Resumo: este estudo é um convite à reflexão sobre a autoridade escolar. A realização da presente pesquisa foi viabilizada pela valorização do espaço de fala, escuta e reflexão de alunos, pais, professores e demais envolvidos em uma comunidade escolar e por consequência no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa tem por objetivo descrever e analisar as relações de autoridade e disciplina no ambiente escolar, tendo em vista a perspectiva da escola em Promover a transmissão de conhecimento formal e valores sociais para a vida presente e futura de seus alunos. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas: observação participante, grupos operativos, questionários, entrevistas semiestruturadas e análise do prontuário de ocorrências da escola. Inicialmente foram formados três grupos selecionados nos três períodos de funcionamento da escola, representados por alunos de 5ª à 8ª série, um grupo com professores e um grupo com pais de alunos. Com os diretores, os orientadores pedagógicos e atendentes de serviços gerais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A partir da análise das informações e da bibliografia estudada, foi possível apreender que sobre a Educação recai a esperança da transmissão dos padrões sociais tradicionais da cultura vigente. A formalização e a transmissão destes padrões sociais são questionados entre os profissionais da escola em foco, gerando tensões entre a direção e o corpo docente, frequentemente acirrando divergências entre os próprios professores. Os conflitos, ao serem acumulados, dificultam a manutenção da autoridade institucional frente aos alunos. Sobre a instituição escolar recai o reconhecimento social do direito e do dever atribuído pelo Estado para oferecerem um leque de informações básicas, que se constituem em parâmetros para as escolhas profissionais da sociedade educada.
Palavras-chave: Papel da escola. Indisciplina e autoridade. Instituição escolar. Poder. Política. Ideologia.
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