OLIVEIRA. Adriane Dall ́Acqua de; ROCHA. Dalva Cassie; FRANCISCO. Antonio Carlos de.
A música como recurso didático pedagógico é uma linguagem alternativa moderna e lúdica para o ensino de Ciências e Biologia entre tantas outras. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização de duas músicas populares como recurso didático para articular diferentes saberes com temas ambientais. A análise das letras das músicas “A Serra”, da Plebe Rude, e “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, permitiu ao aluno uma reflexão sobre questões de desequilíbrio ambiental, aspectos sobre nomenclatura regional e terminologia científica, aspectos históricos, sociais e de legislação ambiental, causas e consequências. Este exercício, bem orientado, ultrapassa a simples tarefa de analisar o conteúdo da palavra, permite que o estudante estabeleça correlações, ampliando seus conhecimentos gerais e culturais, fortalecendo seu espírito crítico.
Palavras-chave: Música e ciência. Material didático. Popularização da ciência.
2167 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://