MEDEIROS FILHO, Edson Soares; HADDAD, João Paulo Amaral
Este estudo tratou de (a) verifi car se o fenômeno de Home Advantage (HA) – tendência de as equipes, quando jogam em casa, vencerem mais de 50% dos jogos – existiu na série A do Campeonato Brasileiro de Futebol do ano de 2005 (CB2005); e (b) se o público médio presente nos estádios teve poder explicativo sobre a média de pontos ganhos, nos jogos em casa, dos clubes participantes. Os dados foram obtidos de dois websites ofi ciais de estatística e foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear. Os resultados indicaram que (a) quando jogaram em casa os clubes participantes do CB2005 obtiveram melhor aproveitamento do que quando atuaram fora de casa e (b) a média de torcedores nos estádios não infl uenciou o rendimento das equipes nos jogos disputados em casa.
Palavras-chave: Influência da torcida. Home Advantage. Futebol profissional.
1119 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina http://