AGOSTINI,Bárbara Raquel; PALOMARES, Edson Marcos de Godoy
A disciplina de Dança-Educação faz parte do currículo dos cursos de Educação Física nas Instituições Privadas de Ensino Superior da cidade de Fortaleza e de muitas outras instituições superiores de ensino. A dança como processo educativo institucional, transporta os educandos para um mundo mais lúdico e ligado as suas vontades. A disciplina em questão pode desenvolver tanto aspectos físicos, artísticos e psicológicos. Pelo fato de ser atual, interdisciplinar e contextual, optou-se por investigar melhor a visão dos educandos perante essa disciplina. Esse trabalho tem como objetivos: proporcionar uma maior reflexão sobre a Dança-Educação; investigar junto aos acadêmicos do Curso de Educação Física suas expectativas sobre a disciplina de dança e suas necessidades. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de campo quantitativa por meio de questionário. Os resultados analisados mostraram que grande maioria dos educandos considera a disciplina de dança educação importante, porém não se consideram prontos para desenvolvê-la na escola. Como conclusão alertamos os professores para uma prática pedagógica mais flexível e contextualizada. Uma prática que utilize a dança como um meio para o desenvolvimento de aspectos motores e afetivos. Pois, acreditamos que, dessa forma nossos alunos se sentirão mais atraídos pela disciplina.
Palavras-chaves: Dança-educação. Educação Física. Processo ensino-aprendizagem.
1028 0 bytes Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/CE http://