Descrição:
CAMPOS, Angélica da Fonseca; COCATE, Paula Guedes; FREITA, Maria Eunice de Paiva ; SOARES, Leililene Antunes; CRUZ,Lúcia Aparecida dA
Atualmente, vivemos em uma sociedade marcada por exclusões, dentre as quais destaca-se a questão de gênero. Nas aulas de educação física (EF), presenciamos essa divisão de forma nítida, quando professores reforçam padrões discriminatórios de comportamento em seu discurso. O objetivo desse estudo foi analisar a relação de gênero nas aulas de EF e a real atuação do professor diante desse problema. Nesse trabalho foram realizadas observações de 15 aulas de EF além da aplicação de um questionário para 100 alunos do ensino fundamental, de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Verificou-se que a grande maioria dos alunos, disseram que meninos e meninas fazem as aulas de EF juntas, não havendo separação entre eles. Porém observou-se pouca interação entre os alunos no decorrer das aulas, havendo nítida separação entre os gêneros na maioria das atividades. Constatou-se também que, meninos e meninas consideram ter direitos iguais nas aulas, compartilhando o mesmo espaço e inter-relacionando de maneira harmônica nas atividades. Entretanto, ao observar as aulas, verificou-se contradição nas respostas dos alunos. Conclui-se que grande parte das aulas de Educação Física é dividida entre meninos e meninas e que esta atitude de divisão sexista é reforçada pelas atividades propostas pelo professor.
Palavras-chave: Gênero. Educação Física.
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