Descrição:
KRUPCZAK,Janaina Cristina; CARARO,Luciane Gorete
A presente pesquisa caracteriza-se como sendo pré-experimental, teve como objetivo compreender o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e o suporte teórico por ela apresentado, bem como verificar a possibilidade de uma ação docente com o conteúdo Ginástica, pautada em suas orientações. Para sua realização foi selecionada uma turma de 8o série do Ensino Fundamental Séries Finais, do Colégio Estadual Joana Dárc, situado no distrito de São Vicente, pertencente ao município de Araruna – PR., sendo a amostra composta por 21 alunos de ambos os gêneros. Para coleta de dados foram elaboradas e realizadas 14 intervenções docentes, sendo estas transcritas para um Diário de Campo, além de um questionário aplicado antes e após o término de todas as intervenções, como forma de verificar o nível de conhecimento e aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo. Tanto os planos de aula como o questionário foram elaborados pelas pesquisadoras. Os dados foram analisados mediante as anotações do Diário de Campo e pela comparação das respostas obtidas nos questionários. Obteve-se como conclusão a partir das respostas dos questionários e das anotações no Diário de Campo que, existe sim a possibilidade de uma ação docente de qualidade mediante proposta apresentada pelas Diretrizes Curriculares de Educação Física. Houve também uma satisfatória aceitação dos alunos pelo conteúdo estruturante ginástica, além de uma participação expressiva, mostrando que é possível trabalhar este conteúdo no ambiente escolar, mesmo com a falta de recursos materiais.
Palavras-chave: Educação Física. Diretrizes Curriculares. Ginástica.
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