Educadores


Ínicio : Espanhol : Artigos : 

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Gêneros discursivos e o ensino de linguagem Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
LINS, Neilton Farias

Com base na Análise da Conversação, este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a contribuição dos gêneros discursivos no ensino de língua materna e uma breve exposição sobre a teoria de gêneros discursivos. Essa pesquisa/estudo foi realizada dentro de uma perspectiva sociointeracionista. Nesse sentido, a análise esteve embasado nas teorias propostas por Bakhtin (1992), Halliday (1885), Koch (1993), Marcuschi (2003), Rojo (2004), Shneuwly (1997), Dozl (1997) , Castilho (1998), autores que compartilham do princípio segundo o qual o homem transforma o mundo através da utilização de instrumentos e atribuem à linguagem o papel de instrumento essencial para essa atuação transformadora. O interacionismo sócio-discursivo constitui a base teórica sobre a qual está calcada a presente indagação, e atribui à linguagem e à interação o papel de instrumentos essenciais na construção do conhecimento e na formação dos indivíduos. As ideias dos autores citados estão intimamente relacionadas e têm como vértice a linguagem enquanto agente construtor de conhecimento e, portanto, transformador
da atividade humana no mundo.

Palavras-chave: Gêneros discursivos. Linguagem. Texto.

Downloads 9839  9839  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.06-1o Semestre de 200  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.